O ex-presidente e concorrente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou boné com a gravura “CPX” em ocasião de missão nesta quarta-feira (12.10.2022) no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Após a manifestação, aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgaram falsamente por meio de entretenimento na web que os versos estavam ligados ao tráfico de drogas.

As letras “CPX” , no entanto, são outra forma de dizer “complexo”. O termo é normalmente utilizado na web informando. “CPX sempre foi uma contração para Complexo. Da mesma forma que eles usam Bxd para Baixada e RJ para Rio de Janeiro”, distribuiu Rene Silva, organizador do jornal Voz das Comunidades e trazido ao mundo no Complexo do Alemão.

A sigla também foi utilizada pelo perfil de autoridade da Polícia Tática do Rio de Janeiro para aludir aos prédios cariocas. É até lembrado por relatos verídicos do governo do Rio de Janeiro, como no resumo da Lei de Normas do Plano de Gastos de 2023. Aqui está o texto completo (1 MB).

“CPX” pode e também é usado para se referir às aglomerações de favelas do Complexo da Penha, Complexo da Maré, Complexo do Chapadão, Complexo do Salgueiro, não obstante o Complexo do Alemão.

Na noite de quarta-feira e na manhã de quinta-feira (13/10), bolsonaristas garantem desonestamente que o “CPX” estava ligado ao Comando Vermelho, um dos grupos criminosos atuantes no Rio. Muitos distribuíram que os versos seriam uma condensação para “cupinxa”, conversa fiada que na verdade pode implicar “ajudante”.

“Lula visita ‘QG do Comando Vermelho’ no Alemão, RJ, e usa boné que significa ‘cupinxa'”, diz foto compartilhada pelo deputado Flávio Bolsonaro (PL).